Formação-Ação para PME

A AECM viu serem aprovados dois projetos de formação-ação, um para o comércio, outro para a indústria e construção, com o objetivo de auxiliar os seus associados a aumentar a competitividade dos seus negócios.

Os Programas de Formação/Ação DINAMIZAR e MOVE, desenvolvidos no âmbito do COMPETE 2020, apostam fortemente na qualificação dos recursos humanos, com a consciência de que a qualidade daqueles e a sua capacidade de adaptação a mercados cada vez mais concorrenciais e em constante mutação, contribuem para a competitividade da economia nacional.

Este projeto engloba ações que permitem uma melhor eficácia dos processos de inovação das PME, assentes em intervenções formativas e de consultadoria, incluindo as organizadas com recursos à metodologia de Formação-Ação.

O modelo metodológico prevê a realização de um Diagnóstico e de um Plano de Ação, que contempla ações de consultoria especializada e formação ajustada e dirigida a cada empresa.

A distribuição da carga horária da componente de consultoria e da componente formação depende da dimensão da empresa, estando prevista a intervenção num período máximo de 24 meses.

As áreas prioritárias de intervenção nas empresas são:

  • Implementação de Sistemas de Gestão
  • Economia Digital
  • Organização e Gestão
  • Internacionalização
  • Gestão Estratégica

Podem beneficiar destes apoios as micro, pequenas e médias empresas, até ao limite de 100 trabalhadores, com exceção das empresas financeiras e de seguros, defesa, lotaria e outros jogos de aposta, agricultura e produção animal.

Estamos convictos que estes projetos vão ser muitos positivos para as empresas do concelho de Matosinhos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Outras notícias