Formação-Ação para PME

A AECM viu serem aprovados dois projetos de formação-ação, um para o comércio, outro para a indústria e construção, com o objetivo de auxiliar os seus associados a aumentar a competitividade dos seus negócios.

Os Programas de Formação/Ação DINAMIZAR e MOVE, desenvolvidos no âmbito do COMPETE 2020, apostam fortemente na qualificação dos recursos humanos, com a consciência de que a qualidade daqueles e a sua capacidade de adaptação a mercados cada vez mais concorrenciais e em constante mutação, contribuem para a competitividade da economia nacional.

Este projeto engloba ações que permitem uma melhor eficácia dos processos de inovação das PME, assentes em intervenções formativas e de consultadoria, incluindo as organizadas com recursos à metodologia de Formação-Ação.

O modelo metodológico prevê a realização de um Diagnóstico e de um Plano de Ação, que contempla ações de consultoria especializada e formação ajustada e dirigida a cada empresa.

A distribuição da carga horária da componente de consultoria e da componente formação depende da dimensão da empresa, estando prevista a intervenção num período máximo de 24 meses.

As áreas prioritárias de intervenção nas empresas são:

  • Implementação de Sistemas de Gestão
  • Economia Digital
  • Organização e Gestão
  • Internacionalização
  • Gestão Estratégica

Podem beneficiar destes apoios as micro, pequenas e médias empresas, até ao limite de 100 trabalhadores, com exceção das empresas financeiras e de seguros, defesa, lotaria e outros jogos de aposta, agricultura e produção animal.

Estamos convictos que estes projetos vão ser muitos positivos para as empresas do concelho de Matosinhos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Outras notícias

Sessão de entrega dos prémios do concurso “Primavera em Matosinhos”

Na semana passada, Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, representada pelo Presidente Senhor Fernando Sá Pereira, participou na sessão de entrega dos prémios do concurso “Primavera em Matosinhos”. A cerimónia aconteceu na sala de sessões privadas da Câmara Municipal de Matosinhos e teve como principal objetivo premiar os clientes do comércio tradicional do concelho. No total, foram entregues 26 vales correspondentes a 2500€.

Vales de compras para comércio e restauração

Em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, a AECM lançou uma campanha com vales de compras de forma a dinamizar o comércio e restauração da cidade através da aquisição de produtos nos estabelecimentos.

Projeto “Matosinhos Presente” apoia empresas do concelho

A partir do final do ano 2020, a Câmara Municipal de Matosinhos e Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos lançou o projeto “Matosinhos Presente” que aposta na dinamização e promoção do comércio tradicional, restauração, entre outros serviços situados no concelho de Matosinhos.