Matosinhos

Matosinhos

Tradição e progresso caracterizam este concelho virado para o Atlântico…

Situada na foz do rio Leça e privilegiada pela proximidade do mar, as primeiras referências a Matosinhos remontam ao séc. XI, sendo então conhecida pelo nome de Matesinus. Em 1514, a localidade recebeu foral de D. Manuel I, mas só foi reconhecida como vila no séc. XIX (1853). Elevada a sede de concelho em 1909, tornou-se cidade em 1984.

Na origem era uma tradicional localidade piscatória onde se produzia sal. Atualmente é o principal porto de pesca do país beneficiando de uma indústria desenvolvida (conservas, metalomecânica e transformação de madeira), onde se destacam três dos principais factores de desenvolvimento económico da região: o Porto comercial de Leixões, a refinaria da Petrogal e a Exponor, onde se realizam grandes eventos internacionais.

O Santuário do Senhor Bom Jesus é o principal monumento da cidade mas vale a pena referir o património de Leça da Palmeira. É a freguesia mais antiga de Matosinhos e motivo de visita pelas suas praias e pelo seus edifícios de valor artístico como as obras do arquitecto Siza Vieira (o Salão de Chá e a Piscina das Marés), o Farol da Boa-Nova, a Quinta da Conceição, a Quinta de Santiago e o Forte de Nossa Senhora das Neves.

In: visitportugal.com (https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/matosinhos)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin